segunda-feira, 15 de setembro de 2014

18º Encontro do Clube do Livro

O 18º Encontro do Clube do Livro aconteceu, estreando o novo cantinho da Tati. Sala muito aconchegante, quitutes deliciosos, livros e temas interessantes. Como não poderia deixar de ser, foi um sucesso!!

Os livros que foram discutidos foram os seguintes:

Sandra:
Prato sujo, de Marcia Kedouk
Discussão beeeeeeemmmm interessante sobre o que comemos. A quantidade de sal, agrotóxicos entre outros que ingerimos diariamente é absurda. Quais as consequências disso para o nosso futuro? O que podemos fazer para combater? A indústria contribui de forma alarmante para "um cérebro viciado e prostituído". Algumas medidas que podem mudar essa realidade estão presentes neste livro.

Carlos:
Um país sem excelências e mordomias, de Claudia Wallin
Carlos nos contou um pouco sobre como a Suécia conseguiu (através de medidas educacionais, entre outras) uma transformação: em meados de 1850 era um país onde se via muita corrupção, e hoje em dia ocupa o quarto lugar do mundo no índice de democracia, segundo o site Wikipedia. Encontrei um site que comenta o seguinte: "o valor do salário líquido de um deputado do Parlamento sueco (...) é cerca de 50 por cento a mais do que ganha em média um professor primário no país". Impossível não comparar com o Brasil!! Destaque para a capa do livro: enquanto Carld Bildt, ministro das Relações Exteriores da Suécia vai pedalando para o seu gabinete, Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho do Brasil usa jatinho particular (como é de costume!) para o seu deslocamento. Coisas do Brasil...

Marcelo:
Pai crônico, de Flavio Salles
Faróis de milha, de Leilane Neubarth
Marcelo comentou o livro "Pai crônico", mostrando como o autor vivenciou a experiência de ser pai, desde a descoberta da gravidez da esposa, até o dia-a-dia com os filhos. Um grande desafio. E este é um momento especial para nós (eu e Marcelo), que estamos aos poucos nos preparando para isso também. Portanto qualquer leitura e dicas são muito bem vindas! Já "Faróis de milha" relata a experiência da repórter Leilane Neubarth, competindo a 21ª edição do rali Granada-Dakar. Muita coragem para ultrapassar todas as dificuldades do deserto, ao lado de André Azevedo e Tomas Tomecek.

Andréa:
Cidades de papel, de John Green
Meditação Vipassana, de William Hart
Li "Cidades de papel" em poucos dias! É o segundo livro que li do autor John Green. Leitura leve, linguagem coloquial, a história nos prende em um mistério que em muitos trechos se parece indecifrável. Mas o mistério mesmo vai muito além da história em si. Trata-se de algo mais filosófico: como você vê e é visto pelos outros? Lembrou muito o trecho da música Quatro vezes você do Capital Inicial:
"O que você faz quando
Ninguém te vê fazendo
Ou o que você queria fazer
Se ninguém pudesse te ver"
Diversos trechos deste livro me chamaram atenção! Mas isso é assunto para outra postagem ;-)
O livro "Meditação Vipassana" é um livro mais técnico. Comentei um pouco sobre minha experiência de 10 dias em Miguel Pereira. Praticar os ensinamentos aprendidos neste curso é meu grande desafio. Não querendo entrar em detalhes, o livro apresenta técnicas que podemos utilizar todos os dias, para entre outras coisas aumentar nosso nível de consciência sobre o mundo espiritual, e alcançar serenidade nas diversas circunstâncias da vida.

Nana:
Antígona

Isnal:
Reportagem da revista O Globo com o título "O segundo filho".

André:
Antônio, um brasileiro , de Joaner Campelo
O livro relata a história de Antonio, filho de família pobre, morador de Belém. Sofre de epilepsia, e para isso precisa de medicamentos caros para o controle da doença. Com o objetivo de comprar uma geladeira para sua mãe vender "geladinho" e ajudar nas despesas da família, se joga mundo afora e consegue um trabalho de ajudante de caminhoneiro. Pelos caminhos da vida se vê abandonado, e encontra dificuldades para retornar ao seu lar.

Napoleão:
O poder do agora, de Eckart Tolle
Napoleão comentou sobre a importância que precisamos dar ao momento presente. Na maior parte do tempo estamos sempre preocupados com o futuro, ou com a cabeça presa no passado. Viver o momento, isso é essencial.

Tatiane:
A história das constituições brasileiras, de Marco Antonio Villa
Tatiane, nossa secretária oficial, não comentou o livro. Motivo: ainda não terminou de ler.

Alexandre, Aparecida e Salete ficaram devendo. Cobraremos com juros ;-)

Até a próxima!!

Bjs.

Andy

3 comentários:

  1. As observações foram muito bem colocadas.
    Tb adorei o encontro. Muito feliz por ter familiares e amigos tão especiais no meu cantinho.
    Bjs,
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, nós também adoramos visitar o seu cantinho <3
      Beijos e até a próxima!!

      Excluir
  2. Amei o encontro , o debate e estar com pessoas maravilhosas no aconchegante lar da Tati.
    Os resumos também estão super!♡
    Vamos combinar o próximo.

    ResponderExcluir

Olá! Caso queria enviar os seus comentários sobre algum dos livros da nossa Biblioteca Virtual, fique à vontade!
Bjs,
Andy